03/08/2009

MAFALDA...a defensora da humanidade


Símbolo de uma geração, Mafalda tornou-se numa obra prima conhecida por poucos com suas tiras de desenhos que resumem a humanidade.


Mafalda surgiu da cabeça de um dos maiores cartunistas de nossa actualidade, Quino, como era conhecido em seu país, a Argentina, onde nasceu em 1932 na cidade de Mendoza. Quando estava com sua carreira praticamente encaminhada, a publicar inúmeros cartoons em alguns jornais locais, Quino publicou, em 1963, junto com Miguel Brascó, seu primeiro livro intitulado “Mundo Quino”, uma compilação de várias tiras humorísticas sem palavras do autor ao longo de anos de trabalho. Surgiu então, uma proposta da empresa Siam Di Tella, cujo objetivo era produzir algumas tiras de uma personagem que tivesse o nome com a letra inicial “M”, para promover uma propaganda disfarçada na história dos eletrodomésticos Mansfields. Assim nasceu Mafalda! A princípio a idéia da empresa italiana não deu certo, porém, a mais nova criação de Quino teve mais sorte e começou a ser publicada em um jornal chamado “Leoplán”. A partir daí, Mafalda ganhou mais espaço e suas publicações particulares começaram a surgir.
Mafalda é uma menina com seus dez, onze anos, cuja principal característica é o questionamento puro e simples. Seus pais, casal de classe média que padece dos questionamentos da filha, concluem esse elo familiar criado pelo autor. Surgem mais tarde, amigos da protagonista da história como, Felipe, Susanita e Manolito. Suas características são fáceis de serem enxergadas. Felipe, um sonhador sem igual, cujo maior problema é a escola. Susanita, uma perfeita “futura dona de casa”, sonha em se casar com o príncipe encantado e cuidar de seus filhos. Susana se diverte em caçoar de Manolito, um jovem empreendedor, que ajuda seu pai em seu armazém. Posteriormente, surgiram nas tiras novos personagens que incrementaram as histórias de Mafalda e seus amigos. Guille, seu irmão e futuro questionador, igual à irmã e Libertad (Liberdade), uma baixinha, porém brava, que segue os passos de todo o grupo.Mas por que Mafalda é tão importante para a literatura mundial? Ao lermos as primeiras tiras desta longa e completa história que Quino nos deixou, percebemos que ele resumiu toda a humanidade em cima dessas personagens.
Questionamento como: Porque as guerras? O que se passa com os judeus e palestinos? Por que o Comunismo, socialismo ou a democracia? entre outras perguntas que afligem a humanidade, estão bem retratados com um toque de humor muito delicado e bem sarcástico. A delicadeza é tanta, que muitos dos que lêem Mafalda, acabam achando as histórias normais, nada revolucionárias. Porém, a sutileza está nos mínimos detalhes de cada fala das personagens.

O humor é inigualável, muitas das tiras chegam a ser perfeitamente encaixáveis em nossas vidas.Mafalda, com sua ingenuidade típica de uma criança, acaba deixando seus pais em situações de enrascada com seus questionamentos, políticos, econômicos, e familiares impecáveis, que dão a grande sacada das tiras humorísticas. Vale a pena conferir esta obra prima de um talento único. Quino passa suas idéias memoráveis, com humor, encanto e muitos desenhos.Esta obra foi recentemente traduzida para o português, para que os portugueses tenham a oportunidade de saber o que foi Mafalda & Cia. Quem tiver a oportunidade leia a Mafalda original, que apesar de estar em espanhol, é fácil de entender e conta com um toque sutil nas piadas, que muitas vezes se perde na língua portuguesa. Compre o livro“Toda Mafalda”, com todas as tiras completas, de todos os livros de Mafalda já lançados. Uma obra para se ter em sua prateleira de livros. Gostoso e fácil de ler, Mafalda agrada a todos pelo humor e simplicidade.

Sem comentários: