25/09/2009

Pesadelos....



Os pesadelos, como muitos outros sonhos, indicam frequentemente assuntos inacabados, questões que precisam da nossa atenção.
Contêm mensagens interiores – e aqui permito-me passar um bocadinho ao lado da teoria de Freud, segundo o qual os pesadelos seriam sempre fruto de uma censura interna face a conteúdos latentes inaceitáveis para o superego.
No entanto, é igualmente verdade que podem necessitar de uma abordagem que vise diminuí-los. A simples decisão de focar a mente em assuntos positivos e agradáveis durante o dia e antes de dormir pode ajudar mas, de facto, se os seus pesadelos se tornaram francamente incomodativos, produzindo repercussões durante o dia, talvez seja bom fazer terapia.
Nesse caso, algumas abordagens ligadas ao que chamo Psicologia da Consciência podem ser úteis – incluindo-se, entre elas, a Terapia Regressiva, que pode até utilizar um pesadelo, tal como outros sonhos em geral (sobretudo repetitivos), como porta de entrada para aceder ao passado.
Isso é francamente viável mesmo quando somente recordamos fragmentos de sonhos ou apenas trazemos deles um sentimento definido, como a angústia.

Sem comentários: