09/09/2009

Assassinos de massas....



O video da polemica:

Na cama com Hitler? Era assim que o site da revista Der Spiegel titulava a notícia sobre um polémico anúncio em defesa do sexo seguro que usa... exactamente o rosto do ditador como o homem que está a fazer sexo anal com uma mulher, com as palavras "a sida é um assassino de massas". O lacinho símbolo da campanha contra esta doença remata a mensagem. Chocante?

A opinião que parece maioritária, à volta do mundo (claro que a imagem já deu várias voltas ao planeta, cavalgando bits e bytes através da Internet), é que o anúncio é um exemplo de mau gosto. Mas os responsáveis pela campanha, lançada pela organização sem fins lucrativos alemã Regenbogen (Arco-íris), não vêem onde está o mal, diz a Der Spiegel. "Estamos a tentar dizer às pessoas que, apesar de o interesse na sida ter diminuído nos últimos anos, o número de pessoas que vive com a doença até está a aumentar", explica Heiko Schoessling, líder da Arco-íris.

Hitler não é o único carniceiro da história usado na campanha. Estaline e Saddam Hussein também têm direito aos seus segundos de fama de comparação com a sida, em posters e vídeos.

A campanha foi idealizada pela agência de publicidade de Hamburgo Das Comitee, para assinalar o Dia Mundial da Sida (1 de Dezembro), e devia começar a passar nas televisões e cinemas alemães já no fim deste mês. Mas as reacções que começou a suscitar, quando foi divulgado on-line, vêm tingidas já de muitas críticas. No Reino Unido, o National Aids Trust considerou que o anúncio estigmatiza as pessoas que têm sida. Nos Estados Unidos, os comentários sobre a campanha também não têm sido contidos.

"Não se pode satisfazer toda a gente. Mas estamos felizes por a nossa campanha ter suscitado uma resposta tão forte. Era isso mesmo que queríamos", disse à agência AP Schoessling. C.B.


Cá para mim o George W. Bush tambem tinha lugar nestes videos.

Sem comentários: